Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

E o HUB RIO vai nascer ...


Em tempos de repensar o modelo econômico global, buscando alternativas sustentáveis e o consumo consciente, chega ao Rio o Hub - ou The Hub, como é internacionalmente conhecido. Criado em Londres em 2005, e desde então presente em mais de 25 cidades pelo mundo, o Hub é um espaço de co-working que conecta empreendedores com idéias inovadoras. Seus negócios tem a missão de gerar, paralelamente ao retorno financeiro, impactos social, ecológico e econômico positivos. Uma grande comunidade/rede com o desejo de atuar por um mundo radicalmente melhor. Ambicioso? Sim. Possível? Também – já está acontecendo


Recém-chegado ao Rio, o Hub será oficialmente lançado durante a Hub Escola - um festival de "empreendizagem" (aprender empreendendo) e troca de conhecimento entre 21 e 28 de Agosto, em Botafogo. Ferramentas inovadoras (ou reinventadas) como Teoria U, Jogo do Negócio Sustentável, Storytelling digital, Planejamento Ágil, Coaching, Comunicação Não-Violenta, Design Thinking, Permacultura etc - diversas oficinas e palestras tornarão acessíveis conhecimentos de que você já ouviu/ouvira falar, mas não imaginava onde encontrar. Neste ano, as Hubs de Curitiba e Belo Horizonte também realizaram as primeiras edições do festival. O Hub São Paulo - o primeiro no Brasil, aberto em 2008 - encerrou em Julho sua terceira edição, com 20 dias de duração e 49 atividades. 


Sintonizada com os potenciais e demandas dos próximos anos da cidade, sediando eventos importantes como o esperado Rio + 20Hub Escola de Inverno tem como tema central a “Ética do Cuidado", do filósofo-educador colombiano Bernardo Toro. Apresentada durante o TEDx Amazônia, ela baseia-se em três princípios: saber cuidar de si, do outro e do planeta, saber conversar e estabelecer relações "ganha-ganha" (em que todas as partes são beneficiadas


O evento está sendo criado de forma co-labor-ativa por uma rede/comunidade de agentes transformadores. Boa parte deles fez o primeiro contato com o Hub durante os Hub Labs - laboratórios semanais de co-criação da Hub Escola, realizados no Instituto Pares (parceiro da iniciativa junto à OSSMM - Obra Social Santa Maria Margarida), com sede no Solar das Palmeiras, casarão que hospedará o evento à Rua das Palmeiras 35, em Botafogo. Às quartas-feiras de manhã, pessoas interessadas em conhecer e participar deste movimento conectam-se e experimentam protótipos das atividades que acontecerão no evento de Agosto, em forma de pequenas degustações para os curiosos.


Também de forma colaborativa acontece a captação de recursos para o festival: na Benfeitoria (www.benfeitoria.com/hubescola), plataforma online de crowdfunding, todos podem contribuir com a quantia que desejarem e puderem, de R$10 a R$2.000. Em troca, as recompensas variam entre horas para participar das atividades da Hub Escola, consultorias na empresa do "benfeitor", livros com ferramentas inovadoras para empreendedores sociais e um jantar para quatro pessoas no restaurante do chef Claude Troisgros. O projeto estará no ar até 15 de Agosto, apoiado por idealizadores e público que querem ver a ideia sair do papel.


Então, o convite é: conecte-se, colabore, inspire! Participe deste festival e ajude a transformar o Rio e - por que não? - o mundo!




Créditos > texto HUB Rio / Ana Maria Lameira & Vanessa Moutinho  
                 arte  Meridiano Digital / Marília Borges

Nenhum comentário: